As meninas já começam a sentir as diferenças com o crescimento dos pelos pubianos, aumento dos seios, cintura fina e mais curva, quadris largos e o desenvolvimento das glândulas sudoríparas. O momento mais marcante pra fase da puberdade é a menarca (1ª menstruação) que acontece normalmente aos 12,13 anos e é nesse momento que o desenvolvimento das glândulas sudoríparas aumentam fazendo com que o odor que sai da axila seja mais forte que no início da puberdade. A partir do momento que a menstruação chega, a chance da gravidez acontecer também. Pois é na menstruação que a fertilidade se inicia e assim, acontece a ovulação. Os ovários começam a crescer junto com o início da fertilidade, logo após a menarca. Normalmente, os pelos pubianos param de crescer aos 16. As meninas produzem uns hormônios sexuais chamados estrógeno e progesterona que são liberados pelos ovários. As meninas tem capacidade de ter uma gravidez normal até aos 45 anos, mas algumas vezes tem uma exceção ou outra. Dos 46 em diante, as meninas tem dificuldade de produz óvulos o suficiente pra se acontecer uma gravidez sem dificuldade.
Já os meninos sentem suas diferenças com o crescimento dos órgãos genitais, nascimento de barbas e pelos pubianos, nas pernas, nos braços e no peito. Assim como as meninas, a voz muda, porém a voz fica mais grave e os ombros se alargam. O momento mais marcante pra vida dos meninos na puberdade é o fato de acontecer a primeira ejaculação que na maioria das vezes é porque acontece a polução noturna. (É o momento em que o pênis fica ereto durante a noite de forma involuntária. São mais comuns na fase dos 12 aos 20 anos.) A maturação sexual acontece assim: Aumento dos testículos e da bolsa escrotal, crescimento dos pelos pubianos, pelos axilares, nas barbas e mudança de voz como já dito. A mudança de voz normalmente acontece em média entre 11 aos 15 anos. Com o início da ejaculação, os meninos já pode engravidar uma menina. Os meninos podem ter filhos até o último dia de vida, seu corpo não para de produzir espermatozoide.
Essa fase é a melhor hora pra se conversar sobre sexo. A taxa de natalidade por mães e pais adolescentes estão crescendo pelo ano e isso não é nada legal, virou algo que se é "quase normal" de se ver nas ruas e escolas. Não se pode ter medo de chegar na seu filho(a) de 13 anos e explicar o que é sexo e o que é preservativos. Explicar sobre o uso dos preservativos é necessários, não só explicar o que são e sim, como se usa. O início das relações sexuais por adolescentes e pré-adolescentes vem crescendo muito atualmente e se deve preservar a saúde da criança e do adolescente. Não só existem gravidez, existem doenças (AIDS, HPV, herpes genital, sífilis, gonorreia, candidíase, etc.) e temos que evitar. #FiquemEsperto. E um aviso pra quem engravidou por não ter cuidado, não façam aborto. Assumem. Matar alguém que não tem noção da vida por causa de uma irresponsabilidade é o maior erro que pode marcar a sua vida eternamente, principalmente as meninas. (Meninas podem ganhar um mioma no útero e ser obrigada a tirá-lo ou acontecer o pior: A morte.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário