domingo, 14 de maio de 2017

Ecumenismo religioso



   Eu fiquei uns dias sem escrever, mas estou de volta. E ainda mais, vim com um assunto que vi que está sendo comentado e que infelizmente, na minha opinião, criticam.
   Ecumenismo religioso pode ser confundido com outros duas denominações que são: o diálogo inter-religioso e o sincretismo religioso. Todos eles são diferentes.
   Ecumenismo religioso é uma palavra que é de origem grega (οἰκουμένη) que significa "Todo mundo habitado" e essa palavra foi promovida pelos cristãos que desejavam cumprir o que Jesus dizia que somos "um só povo." E até então, somente era promovida pelos cristãos da Igreja Protestante, Igreja Ortodoxa e Igreja Católica Romana (Que faz menos participação nisso, porém tem o Papa Francisco como apoiador.) e atualmente promovem uma união mundial entre as religiões.
  Pra quem pode acabar confundindo, eu irei explicar a diferença entre as outras duas denominações acima citadas:

  • Diálogo inter-religioso: É o diálogo respeitoso e colaborativo entre as religiões;
  • Sincretismo religioso: É a mistura de crenças, ritos, doutrinas de diferentes religiões. Um exemplo a ser citado: O catolicismo e as religiões afro-descendentes aqui no Brasil;
   Mas o foco é somente o Ecumenismo e a minha opinião sobre é que sim, é necessário. Todo mundo sabe que uma das coisas que mais causam conflitos de guerra pelo mundo é intolerância religiosa e que se o mundo fosse com menos pessoas fundamentalistas e etnocêntricas haveria mais paz entre as religiões. Eu apoio completamente o ecumenismo e sim, sou ecumênica. Posso não praticar, mas visito e procuro conhecer aquilo que é diferente do que eu vivo. Ser ecumênico não é dizer que é daquela crença e nem dizer que acredita mesmo não sendo. Ser ecumênico é somente querer uma paz entre TODAS as pessoas desse Planeta Terra. De ocidente a oriente, de sul a norte.

Nenhum comentário: