segunda-feira, 20 de março de 2017

21 de março - Dia Internacional da Síndrome de down



   Síndrome de down é uma condição genética é causado por uma anomalia que acontece fazendo com que os portadores nasçam com 47 cromossomos, ou seja mais do que o normal. O normal é 46. A síndrome de down também pode ser chamada de trissomia do cromossomia 21 por conter a anomalia no cromossoma 21.
   A síndrome de down tem suas causas e elas são:

  • Cardiopatia congênita - É uma doença no coração que acontece ao nascer. Não é uma doença onde é fácil de perceber um sintoma. Porém, quando se manifesta os sintomas pode ocorrer: Aceleração na respiração, pele azulada, dificuldade em ganhar peso e fadiga. Não tem uma causa de dor no peito e a sua complicação mais comum é a insuficiência cardíaca;
  • Doença do refluxo gastroesofágico - É um refluxo de conteúdo alimentar no estômago e no esôfago. O refluxo atinge a faringe até a boca, provocando a pirose, ardor, queimação, mal estar e em alguns casos, até a morte;
  • Otites - É uma inflamção no ouvido;
  • Apneia do sono - É uma obstrução da via aérea superior durante o sono.
  • Glândula tireoide - Ocorre uma disfunção nessa área.
   Umas pessoas tratam os portadores dessa doença tão mal mesmo não tendo um porque. Essas pessoas são capazes de fazer tudo o que as pessoas de cromossomo 46 faz. Inclusive, são pessoas melhores que as que não possuem anomalias por produzir mais ocitocina (Hormônio do amor). São pessoas carinhosas, amorosas, especiais sim. Não são pessoas que deve-se tratar mal. Não tem o porque de não inclui-los na sociedade. Todos os down são capazes de viver na sociedade como qualquer outro por aí. Podem estudar, trabalhar e até casar. Quem não conhece o caso do menino que tem down e pediu a menina que também tem down, em casamento ? Se não conhece, venha ver no link: https://www.youtube.com/watch?v=uSiyjSmJync.
   Respeitem os downzinhos ♥ Eles sabem dar amor melhor do que qualquer pessoa. E viva o dia 21/03 - Dia internacional da Síndrome de down. Acesso e igualdade a todos.

Nenhum comentário: